Página principal

Aladi/sec/Estudo 180. 1 21 de diciembre de 2007


Descargar 1.99 Mb.
Página4/30
Fecha de conversión18.07.2016
Tamaño1.99 Mb.
1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   30

ANÁLISE ECONÔMICA

COM / EcoCom. - Método para separar, examinar e avaliar, tanto quantitativa como qualitativamente e tanto no interior da economia como em sua relação com o exterior, as inter-relações que se dão entre os diferentes agentes econômicos, bem como os fenômenos que dela derivam.

Es: Análisis económico.

En: Economic analysis.


ANÁLISE ESTATÍSTICA

COM / EcoCom. - Ferramenta para estudo do comportamento de um processo ou população durante um período estabelecido, mediante a análise de uma amostra destes.

Es: Análisis estadístico.

En: Statistical analysis.
ANÁLISE ESTRATÉGICA

INT / Admin. - Conceito aplicado à engenharia de projetos, que tem por finalidade descobrir os fatores críticos de um modelo de negócios, determinar seus pontos fortes e fracos, sua estrutura funcional e seu modelo de geração de receitas, cronograma de desenvolvimento e possíveis riscos ou oportunidades, a fim de antecipar os fatos e tomar as medidas necessárias de forma pró-ativa.

Es: Análisis estratégico.

En: Estrategic analysis.
ANÁLISE FINANCEIRA

COM / EcoCom. - Procedimento utilizado para avaliar o funcionamento financeiro, estabelecendo as modalidades sob as quais se dão os fluxos monetários, e explicar os problemas e circunstâncias que neles influem. Para tal, são compilados, interpretados, comparados e estudados os estados financeiros e os dados operacionais de um negócio, através da utilização de ferramentas como: indicadores, percentuais, taxas, etc., ajudando assim os administradores, investidores e credores a tomar suas respectivas decisões. Não deve ser entendida como um simples cálculo de indicadores; ao contrário, deve ser enquadrada dentro de um conjunto de fatos e situações que compõem o ambiente no qual se desenvolve a empresa, uma vez que esta recebe influência externa de uma economia com caraterísticas especiais na qual, por sua vez, cada negócio reflete seus resultados.

Es: Análisis financiero.

En: Financial analysis.
ANÁLISE “DOFA”

COM / EcoCom. - Método que analisa quatro variáveis (fortalezas e oportunidades; debilidades e ameaças, daí sua sigla), para estabelecer as caraterísticas da empresa em relação com o meio que a envolve e determinar uma adequada compensação das oportunidades sobre as ameaças, bem como das fortalezas sobre as debilidades.

Es: Análisis FODA o DAFO.

En: Swot analysis.
ANÁLISE MULTICRITÉRIO

INT / Admin. - Forma de modelar os processos de decisão nos quais entram em jogo os eventos desconhecidos que podem afetar os resultados, as possíveis linhas de ação e um ou vários resultados, através da consideração de vários elementos. Mediante esta análise, pode-se estimar as possíveis implicações que pode ter cada linha de ação, para assim se poder compreender melhor as vinculações entre ações e objetivos.

Es: Análisis multicriterio.

En: Multicriterial analysis.
ANALISTA LOGÍSTICO

COM / Prof. - Especialista que, utilizando métodos qualitativos e quantitativos, compreende, prediz, projeta e aperfeiçoa os processos logísticos, responsabilizando-se pela compilação dos dados, análise dos resultados, identificação dos problemas e produção das recomendações de suporte que resultem do exercício de sua atividade.

Es: Analista logístico.

En: Logistics Analist.

ANCORAR

EXT / Aquav. – Para um navio, ato de chegar, depois da navegação, a um porto conhecido.

Es: Recalar.

En: To make the land.
ANGRA

EXT / Aquav. - Enseada pequena onde os barcos podem atracar.

Es: Ancón.

En: Inlet.
ANEL

EXT / Prepcar. - Depressão ou saliência estreita e arredondada ao redor da superfície cilíndrica de um vasilhame, para aumentar sua rigidez.

Es: Anillo.

En: Ring.
ANEXO CONTRATUAL

COM / DirCom. - Anexo de um contrato, vinculante para as partes, que amplia o conteúdo ou alcance de alguma cláusula.

Es: Anexo contractual.

En: Contract annex.
ANO-BASE

INT / Admin. - É o ano de referencia ao qual se atribui o valor de cem quando se constrói um índice de preços ou outra série de tempo.

Es: Año Base.

En: Base-year.
ANO FISCAL

INT / Admin. - Período para o qual se preparam os orçamentos de receitas e desepesas da administração e durante o qual incidem os impostos.

Es: Año fiscal

En: Fiscal year
ANO TRIBUTÁVEL

INT / Admin. - O ano do calendário que começa em primeiro de janeiro e termina em 31 de dezembro, mas pode compreender lapsos menores de tempo aplicáveis a sociedades que se constituam ou se encerrem dentro do ano e a estrangeiros que cheguem ao país ou se ausentem dele no respectivo ano tributável.

Es: Año gravable.

En: Taxable-year.
ANSI (En)

COM / Org. - Sigla de: “American National Standards Institute. Ver: INSTITUTO NACIONAL AMERICANO DE PADRÕES
ANTEPROJETO

INT / Admin. - Conjunto de procedimentos que visam organizar e apresentar, dentro de uma escala de valores, os antecedentes suficientes para justificar o mérito técnico-econômico de uma iniciativa de dotação de recursos, mas sem os detalhes exigidos para uma decisão final.

Es: Anteproyecto.

En: Preliminary sketch.
AO PORTADOR

1. COM / Financ. - Documento de caráter financeiro (ações, vales, cheques, etc.) que designa como titular o seu portador legítimo.

2. COM / Movim. - Documento de caráter comercial (transporte) no qual não se indica o destinatário da carga, designando-se portanto como titular ao seu portador legítimo.

Es: Al portador.

En: In hand; to the bearer.
A/P (En)

COM / Seg. - Abreviatura de: “Additional Premium. Ver: PRÊMIO ADICIONAL.
A.P. (En)

EXT / Aero. - Abreviatura de: “Airport. Ver: AEROPORTO.
APARELHO

EXT / Aquav. - Sistema composto de cordas, paus, vergas, enxárcias e velas de um barco, dispostos para vencer resistências e que, em seu conjunto, formam a armação e manobra de um veleiro (Ex. mastro, escotas, moitões, enxárcias, cordoalhas, velas, etc.)

Es: Aparejo.

En: Rigging.
APEC (En)

COM / Org. - Sigla de: “Asia-Pacific Economic Cooperation”. Ver: COOPERAÇÃO ECONÔMICA ÁSIA-PACÍFICO.
APERFEIÇOAMENTO ATIVO

COM / Aduana. - Regime aduaneiro que permite receber em um recinto alfandegário, com suspensão das taxas e impostos de importação, certas mercadorias destinadas a ser re-exportadas logo após terem sido submetidas a uma transformação, elaboração ou reparo.

Es: Perfeccionamiento activo.

En: Active improvement.
APERFEIÇOAMENTO PASSIVO

COM / Aduana. - Regime aduaneiro pelo qual as mercadorias que se encontram em livre circulação em um território aduaneiro, podem ser exportadas temporariamente para fins de manufatura, processo ou reparo no exterior, e que são logo re-importadas com isenção total ou parcial de impostos e taxas de importação.

Es: Perfeccionamiento pasivo.

En: Passive improvement.
APEX (En)

EXT / Aero. - Abreviatura de: “Advance-purchase excursion. Ver: TARIFA DE EXCURSÃO DE COMPRA ANTECIPADA.
APICS (En)

LOG / Log. - Sigla de: “American Prodution and Inventory Control Society”. Ver: SOCIEDADE AMERICANA DE PRODUÇÃO E CONTROLE DE INVENTÁRIO.
APLICATIVO

COM / Teletics. - Software especializado em atividades específicas. (Ex.: processadores de texto, planilhas de cálculos, bases de dados, jogos, navegadores de Internet, etc.).

Es: Aplicación.

En: Software.
APÓLICE ABERTA

COM / Seg. - Ver: APÓLICE FLUTUANTE.
APÓLICE ABERTA

COM / Seg. - É uma mistura de apólice isolada e flutuante, pela qual se garantem várias expedições ou viagens a serem realizadas em um determinado período de tempo.

Es: Póliza de seguro de cobertura abierta.

En: Open covered policy.
APÓLICE DE FRETAMENTO

EXT / Aquav. - Contrato pelo qual o armador de um navio (que pode ser o proprietário ou um arrendatário do mesmo) que recebe o nome de fretante, põe o navio à disposição da outra parte – fretador - por um tempo determinado (time charter) ou viagem (voyage charter) para realizar uma operação de transporte marítimo em troca de um preço (frete).

Es: Póliza de fletamento.

En: Policy of affreightment.
APÓLICE DE SEGURO

COM / Seg. - A apólice de seguro é o contrato pelo qual a seguradora se obriga, mediante a cobrança de um prêmio e para o caso de produzir-se o evento cujo risco é objeto de cobertura, a indenizar, dentro dos limites pactuados, o dano produzido ao segurado, ou a repor um capital, uma renda ou outras compensações combinadas. O segurado, por sua vez, efetua periodicamente o pagamento de uma parcela, chamada prêmio, em troca de evitar ter de enfrentar um prejuízo econômico muito maior, embora menos provável. O contrato de seguro é: a) nominado (encontra-se regulamentado por lei); b) de adesão (é a seguradora quem determina os termos do contrato); bilateral (obriga tanto o segurado como a seguradora); oneroso (ambas as partes recebem recursos e cada parte se onera em beneficio da outra); e comutativo (as obrigações recíprocas das partes são vistas como equivalentes). Os elementos essenciais da apólice de seguro são: a Coisa Segurada, o Risco e o Prêmio.

Es: Póliza de seguro.

En: Insurance policy.
APÓLICE DE SEGURO TOTAL

COM / Seg. - É a que garante contra todos os riscos que possam afetar um objeto. Sin. “Apólice a todo risco” ou “Integral”.

Es: Póliza de seguro total.

En: Endowment policy.
APÓLICE FLUTUANTE

COM / Seg. - É uma garantia "aberta" na qual podem ser estabelecidos aumentos ou reduções. Normalmente, esta apólice é conseqüência do desejo de simplificar os trâmites administrativos que exigem a atualização de uma apólice na qual o risco está sujeito a contínuas variações. A apólice flutuante ampara vários embarques e deve estar respaldada por um documento denominado “apólice por viagem”, que deverá ser emitida para cada embarque realizado e deverá conter no mínimo as seguintes informações: nome do segurado; meio de transporte (nome ou código do navio, aeronave ou veículo terrestre, etc.); data de saída; porto de embarque; descrição da mercadoria segurada; natureza e valor; taxa de seguro (básica e adicional, conforme corresponda) e o valor total segurado.

Es: Póliza flotante

En: Floating policy.
APÓLICE POR VIAGEM

COM / Seg. - Também denominada "apólice individual", é a que se emite para cobrir uma só viagem específica.

Es: Póliza por viaje.

En: Voyage policy.

APÓLICE PPI ou “PROOF OF INTEREST

COM / Seg. - Utilizada em seguro de navios e quando o valor a ser segurado é estimado ou combinado. A própria existência do navio basta como prova e valor do interesse segurado, já que, em se existindo um interesse segurável, seguradora e segurado aceitam de boa fé a soma solicitada como valor a segurar.

Sem tradução.
APÓLICE TEMPORÁRIA

COM / Seg. - Apólice cuja vigência ocorre durante um determinado período de tempo.

Es: Póliza temporaria.

En: Time policy.
APOPAR

EXT / Aquav. - 1. Ação de aumentar ou calado da popa trasladando pesos. 2. Pôr o barco de popa ao vento, corrente ou lugar determinado, ancorando-o. 3. Calar a popa.

Es: Apopar.

En: To trim by stern.
APREENSÃO

COM / Aduana. - Medida preventiva que consiste na retenção de mercadorias às quais se configurem eventos ilegais.

Es: Apreensión

En: Apprehension.
APROVISIONAMENTO

INT / Abast. - Processo pelo qual, com base em uma estratégia de negócios: a) seleciona-se um ou mais fornecedores mais adequados, com os quais se busca uma relação de colaboração e integração; b) Controla-se a entrada e a saída de materiais do armazém, em quantidade e qualidade; c) homologa-se e controla-se a qualidade dos materiais comprados; d) São estabelecidas e cumpridas rotinas de reaprovisionamento, e fixado e controlado o nível de estoque, a fim de: reduzir os custos de operação e administração; eliminar os excessos de inventário; aproveitar o espaço; mantendo níveis de inventários menores de cinco dias; entregar os materiais justo a tempo; evitar paradas nas linhas de produção por falta de materiais, etc; Hoje existem tecnologias tais como ou e-procurement (parte do e-business) que permite o aprovisionamento eletrônico de materiais.

Es: Aprovisionamiento.

En: Procurement.
A.r. (En)

EXT / Movim. - Abreviatura de: “Arrival”.

Es: Llegada.

Pt: Chegada.
A.R. (En)

COM / Seg. - Abreviatura de: “All Risk”. Ver: TODOS OS RISCOS.
ARBITRAGEM

COM / DirCom. - Processo que normalmente se aplica aos contratos de compra e venda de bens ou serviços, para solucionar as diferenças que possam surgir entre ambas as partes do contrato, a respeito da interpretação do mesmo. As partes se submetem à decisão de terceiras pessoas designadas em comum acordo e que presumidamente tenham uma atuação imparcial e objetiva. Este procedimento é utilizado para evitar processos judiciais longos e dispendiosos. Os conhecimentos de embarque e os contratos de fretamento costumam incluir uma cláusula de arbitragem para a solução de controvérsias.

Es: Arbitraje.

En: Arbitration.

ÁREA DE CONSOLIDAÇÃO E DESCONSOLIDAÇÃO

INT / Estrut / Armaz. - Espaço físico dos armazéns, próximo à entrada, onde os produtos que entram são retirados do contêiner, desembalados, separados, classificados ou até reembalados, de acordo com ou sistema de armazenagem da empresa.

Es: Area de consolidado y desconsolidado.

En: Consolidation and deconsolidation area.
ÁREA DE CONTROLE (TA)

EXT / Aero. - Espaço aéreo controlado que se extende acima a partir um limite especificado sobre o terreno.

Es: Area de control.

En: Control area.
ÁREA DE EXPEDIÇÃO

INT / Estrut / Armaz. - Espaço físico dos armazéns, próximo às plataformas de carga, onde se separam os materiais ou produtos a serem embarcados, com o propósito de se agilizar a operação de carga.

Es: Area de expedición.

En: Shipping area.
ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DAS AMÉRICAS (ALCA)

COM / Org. - A ALCA nasceu na Cúpula das Américas, realizada em Miami (E.U.A.) em dezembro de 1994. Ali, os 34 países membros da OEA consensuaram a criação de uma área de livre comércio, para a qual aprovaram um Plano de Ação. Durante a fase preparatória (1994-1998), estabeleceram 12 grupos de trabalho para analisar as medidas já existentes sobre comércio, com vistas a identificar enfoques para as negociações. Para tal foram feitas 4 reuniões ministeriais: Denver, E.U.A. (1995); Cartagena, Colômbia (1996); Belo Horizonte, Brasil (1997) e San José, Costa Rica (1998). Na Declaração de San José, os Ministros determinaram a estrutura das negociações e os princípios gerais e objetivos. As negociações da ALCA se iniciaram em 1998 e duram até hoje.

Es: Área de Libre Comercio de las Américas.

En: Free Trade Area of the Americas.
ÁREA DE SERVIÇO

EXT / Rodo. – Zona onde se oferece ao condutor de um veículo determinados serviços dos quais necessita para cumprir eficientemente seu trabalho. (Ex. Abastecimento de combustível, comunicações, sanitários, etc.).

Es: Área de servicio.

En: Service area.
ARELA

COM / Seg. - Sigla de: “Asociação de Resseguradores Latino-Americanos”.

Es: Associación de Resaseguradores Latinoamericanos.

En: Latin American Reinsurance Agents Association.
AREEIRO

EXT /Ferro. - Depósito de areia das locomotivas, do qual a areia é lançada do trem para ou trilho por um tubo, para que ou trem tenha uma melhor fixação ou aderência aos trilhos.

Es: Arenero.

En: Sander.
ARMADOR

EXT / Aquav. - Pessoa física ou jurídica proprietária de um navio ou habilitada a registrar, como proprietário, as ações de um navio. O armador mantém ou equipa ou navio para utilizá-lo ou arrendá-lo (fretamento) mediante contrato por tempo, por viagem, etc.

Es: Armador.

En: Shipowner, outfitter.
ARMADOR INDEPENDENTE

EXT / Aquav. - Armador que decide explorar uma rota em concorrência direta com as conferências marítimas, sujeitando-se também a rotas, portos e freqüências de tráfego pré-determinados, mas oferecendo tarifas mais favoráveis. Sin.: Navio não confederado

Es: Armador independiente.

En: Outsider.
ARMAR UM NAVIO

EXT / Aquav. - Dotar um navio de todo ou necessário para a navegação e para cumprir corretamente com seus compromissos, sejam estes comerciais, militares ou de passeio. Sin: Aparelhar.

Es: Armar um buque.

En: Fit out a vessel.
ARMAZÉM

1. INT / Estrut. - Estabelecimento ou recinto coberto (edifício ou local) onde se depositam temporariamente gêneros de qualquer espécie, geralmente mercadorias (matérias-primas, insumos, componentes, produtos acabados). Existem três grandes categorias de armazém: A) armazém público ou privado, de acordo com a propriedade e controle efetivo do mesmo. B) armazém livre ou de estantes, de acordo com a estrutura interna que ou mesmo tenha. C) armazém livre ou caótico e fixo, de acordo com a organização de estoque que realize. O armazém somente é denominado depósito quando as mercadorias que contém estão em algum ponto de sua distribuição física; nestes casos, costumam localizar-se em zonas de transferência de carga.

Es: Almacén.

En: Warehouse, deposit, store.
ARMAZÉM LIVRE DE IMPOSTO

COM / Aduana. - Regime aduaneiro mediante o qual se autoriza os estabelecimentos localizados nas zonas primárias das alfândegas localizadas em portos ou aeroportos internacionais, a depositar determinadas mercadorias nacionais e estrangeiras exclusivamente para serem expedidas às pessoas que estejam em trânsito no país ou que vão entrar ou sair do mesmo.

Es: Almacén libre de impuesto.

En: Duty Free Shop.
ARMAZENAGEM A GRANEL

INT / Armaz. - Armazenagem de mercadorias (matérias-primas, componentes intermediários ou produtos acabados) em grande escala, sem embalagem ou unitização.

Es: Almacenaje a granel.

En: Bulk storage.
ARMAZENAGEM ALEATÓRIA

INT / Armaz. - Técnica de armazenagem pela qual as peças são colocadas em qualquer localização que esteja livre (ao acaso ou aleatoriamente) quando chegam ao armazém.

Es:. Almacenaje aleatorio.

En: Random storage.
ARMAZENAGEM, Contrato de

EXT / Armaz. - Contrato pelo qual uma pessoa, física ou jurídica, denominada depositante, por meio do pagamento de um preço denominado “preço de armazenagem”, entrega em depósito a outra pessoa, física ou jurídica, denominada armazenador, mercadorias de qualquer natureza que sejam de sua propriedade, para que sejam guardadas, custodiadas, reacondicionadas, manipuladas e/ou expedidas. O contrato se executa com a entrega do certificado de depósito emitido pelo armazenador para o depositante, no momento em que aquele recebeu as mercadorias deste último. O certificado de depósito é um documento negociável, isto é, que se transfere mediante seu endosso, e com isto se transfere a propriedade das mercadorias depositadas. Isto permite, do ponto de vista estritamente jurídico, que uma mercadoria entregue em um armazém para armazenagem, possa também ser alienada e/ou consignada.

Es: Almacenaje, Contrato de.

En: Storage Contract.
ARMAZENAGEM DEDICADA

INT / Armaz. - Sistema de armazenagem pelo qual um armazém se dedica a guardar um tipo de produto específico (SKU).

Es: Almacenaje dedicado.

En: Dedicated storage.
ARMAZENAGEM EM GARANTIA (WARRANT)

COM / Financ. - Guarda em um armazém por um determinado prazo (geralmente de até seis meses), de todo ou parte do estoque de uma empresa, o qual foi dado como garantia para obter um empréstimo. Para tal, o armazenador deve cumprir com uma série de requisitos para que lhe seja outorgada a autorização correspondente. No ato do depósito do estoque em seu armazém, o armazenador entrega ao depositante um certificado de depósito e uma duplicata que recebe o nome de carta de garantia (“warrant”). Esse documento reconhece a propriedade da mercadoria e pode ser endossado pelo devedor em favor de uma instituição de crédito, que concederá o empréstimo solicitado, mantendo o termo em seu poder até a quitação da dívida. O armazenador só entregará o estoque ao devedor quando autorizado pelo credor, que determina um percentual de antecipação do valor, em função da negociabilidade, possibilidade de depreciação e facilidade para vender o estoque apresentado como garantia. Este tipo de empréstimo é muito utilizado no agronegócio e no comércio exterior. Ver: ARMAZENAGEM; CERTIFICADO DE DEPÓSITO.



Es: Almacenamiento en garantia (warrant).

En: Warrant Storage.
ARMAZENAGEM FIXA

INT / Armaz. - Método de armazenagem pelo qual se determina uma localização fixa para cada artigo em um armazém.

Es: Almacenaje en ubicación fija.

En: Fixed storage.
ARMAZENAR

INT / Armaz. - Receber, guardar e conservar estoques de forma organizada e eficiente. A armazenagem tem uma função-chave na gestão logística empresarial, a de adequar o ritmo dos processos de compras e suprimento, produção, distribuição e consumo à forma mais eficiente possível. Nos armazéns modernos as mercadorias são recebidas, classificadas, depositadas (estocadas) por determinado tempo e re-expedidas no momento indicado pelos depositantes. Quando não são estocadas e são re-expedidas imediatamente, o processo se denomina “cross-docking”. Por outro lado, no armazém pode-se agregar determinado valor às mercadorias, transformando-se o produto ou proporcionando-lhe algum serviço logístico (reclassificação, embalagem, etiquetagem, unitização, etc.). Neste caso, se armazenam na própria fabrica (insumos e produtos acabados); no lugar onde se realiza o embarque internacional; durante o trânsito internacional, quando se realizam os transbordos; antes de sua chegada ao local do comprador no país de destino, enquanto o declarante realiza os trâmites aduaneiros, e no armazém do comprador.

Tipos de Armazenagem. Existem três categorias clássicas de armazenagem: a) a armazenagem simples, pela qual o cliente pode depositar em armazéns, cobertos ou a céu aberto, mercadorias nacionais ou de importação em qualquer de suas apresentações. b) a armazenagem financeira, através da qual o cliente pode depositar mercadorias, nacionais ou nacionalizadas, nas instalações de armazenagem, a fim de que sobre as mesmas sejam emitidos os respectivos títulos de mercadorias e certificados de depósito que garantirão as operações de crédito outorgadas pelo sistema bancário (Garantia). c) a armazenagem geral de extensão, que nada mais é que a extensão do armazém aos depósitos dos clientes, onde ficam os depósitos de mercadorias sobre as quais foram emitidos títulos de mercadorias e certificados de depósito garantindo créditos pignoratícios a ser outorgados por instituições financeiras.

Es: Almacenar.

En: To Storage, Warehousing.
ARQUEAÇÃO

EXT / Aquav. - Capacidade ou volume dos espaços fechados de um navio. É de dois tipos: a) arqueação ou tonelagem bruta de registro (TBR), que determina a capacidade total de todos os espaços fechados de um navio, incluindo os que houver sobre a coberta; e, b) arqueação ou tonelagem líquida de registro (TLR), que determina a capacidade que resulta da TBR menos os espaços ocupados pela tripulação, máquinas, combustível, equipamentos, etc. A TBR estabelece a capacidade útil do navio para ou transporte de carga ou de pessoas. A unidade de medida da arqueação é a tonelada de arqueação ou de registro, também denominada de Morson, que equivale a 2,832 metros cúbicos. Sin: Tonelagem.

Es: Arqueo, tonelaje de registro.

En: Tonnage.
ARQUIVO DE LOCALIZAÇÃO DE ESTOQUE

INT / Armaz. - Arquivo que detalha onde está localizado no armazém cada item estocado.

Es: Archivo de ubicación de stock.

En: Bin location file.
ARRANJAR

EXT / Aquav. - Ordenar as tarefas de bordo. Preparar o navio para enfrentar mau tempo.

Es: Arranchar.

En: To fit.
ARRANJO FÍSICO DA PLANTA

INT / Prod. - Operação ou metodologia pela qual se estabelece a melhor disposição dos diferentes departamentos, equipamentos, fluxo de materiais e pontos de armazenagem, a fim de otimizar os custos e a produtividade e escolher as tecnologias apropriadas para cada tipo de processo, de maneira a satisfazer os requisitos do produto em relação à qualidade e confiabilidade. Sin.: Adequação da planta

Es: Distribución de planta.

En: Layout.
ARRENDAMENTO, Contrato de

COM / DirCom. - Contrato pelo qual uma das partes, ou arrendador, transfere por um determinado periodo de tempo o direito de utilizar um ativo físico ou um serviço à outra parte, ou arrendatário, que por sua vez deve pagar pela cessão temporária desse direito um preço previamente estipulado entre eles.

Es: Contrato de arrendamento.

En: Rental agreement; leasing agreement.
ARRIBADA

EXT / Aquav. - Chegada de um navio ao porto, forçosa ou voluntariamente.

Es: Arribada.

En: Bear away; distress call; put into port on account of bad weather.
ARRUMAR

1. EXT / Manip. - Distribuir ou colocar a carga em uma embarcação. Extensível, também, à distribuição ou colocação das mercadorias em armazéns, depósitos, etc.

2. EXT / Aquav. - Colocar transitoriamente a mercadoria em um lugar perto do navio que a transportará. Sin. Estivar.



Es: Arrumar.

En: To stow.
ARTEFATO NAVAL

EXT / Manip. - Equipamento ou aparato não construído para navegação, mas que cumpre na água funções de complemento ou apoio às atividades marítimas (diques, gruas, plataformas fixas ou flutuantes).

Es: Artefacto naval.

En: Naval artefact.
AS / RS (En)

INT / Estrut. - Abreviatura de: “Automated storage / retrieval sestem”. Ver: SISTEMAS AUTOMATIZADOS DE ARMAZENAGEM / RECUPERAÇÃO.
ASA (En)

COM / Org. - Sigla de: “American Standard Association”. Ver: ANSI.

Es: Centro Americano de Normas.

Pt: Centro Americano de Normas.
ASAS

1. EXT / Aero. - Superfícies aerodinâmicas que dão sustentação à aeronave. O conjunto da asa comprende as asas e o caixão central da asa.

Es: Alas.

En: Wings.
A.S.A.P. (En)

COM / Teletics. - Abreviatura de: “Automatic Switching And Processing”. .

Es: Conmutación y procesamiento automático.

Pt: Comutação e processamento automático.
A.S.A.P. (En)

COM / Teletics. - Abreviatura de: “As soon as possible”.

Es: Lo antes posible.

Pt: O mais rápido possível.
ASAP (En)

COM / Teletics. - Abreviatura de: “Accelerated SAP”, metodologia criada pela empresa alemã “Sestemanaise und Programmentwicklung” (SAP), fundada en 1972 por ex-funcionários da IBM. Esta empresa foi a primeira fornecedora de aplicações de software empresarial no mundo e criou este sistema com o intuito de padronizar a execução das atividades, tanto de consultoria, como de logística. O sistema foi evoluindo para abranger a implementação das diferentes soluções de negócios, como

por exemplo CRM, PLM, SCM, SRM, e outras. O "AcceleratedSAP" permite realizar implementações en tempos curtos, e sua metodologia propõe a implementação de um projeto baseando-se em um Mapa de Rotas (Roadmap).



Es: ASAP

Pt: ASAP
ASCII (En)

COM / Teletics. - Sigla de: “American Standard Code for Information Interchange”. Ver: CÓDIGO PADRÃO AMERICANO PARA A TROCA DE INFORMAÇÕES.
ASEAN (En)

COM / Org. - Sigla de: “Association of Southeast Asian Nations”. Ver: ASOCIAÇÃO DE NAÇÕES DO SUDESTE ASIÁTICO
A.S.P. (En)

COM / Teletics. - Abreviatura de: “Application service provider. Ver: PROVEDOR DE SERVIÇOS DE APLICAÇÕES.


ASSENTO-QUILÔMETRO OFERECIDO (ASK)

EXT / Aero. - Número total de assentos oferecidos em um avião por quilômetro voado. É uma unidade de produção que permite medir a capacidade ofertada de uma linha aérea.

Es: Asiento-kilómetro ofrecido (AKO).

En: Available Seat kilometers (ASK).
ASSISTÊNCIA ADMINISTRATIVA MÚTUA

COM / Aduana. - Medidas tomadas por uma administração alfandegária em nome de ou em colaboração com outra administração alfandegária, a fim de aplicar as leis aduaneiras corretamente e prevenir, investigar e reprimir infrações aduaneiras.

Es: Asistencia administrativa mutua.

En: Mutual administrative assistance.
A.S.N. (En)

EXT / Movim. - Abreviatura em inglês que significa: “Anticipated shipment notice. Ver: AVISO DE EMBARQUE ANTECIPADO.
ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE TRANSPORTE AÉREO (ATA)

EXT / Aero. - Organismo não-governamental criado em Chicago em 1936, como resultado da iniciativa de 14 companhias aéreas dos Estados Unidos, México, Canadá e Holanda. Seu objetivo é assistir seus associados, ao promover o desenvolvimento da indústria, a segurança, a eficiência em custos e difundir os avanços tecnológicos aplicáveis às operações que setor mantém. Também pretende que seus membros definam posições comuns perante os governos.

Es: Asociación de Transporte Aereo de América.

En: Air Transport Association of America.
ASSOCIAÇÃO DE PAÍSES DO SUDESTE ASIÁTICO (ASEAN)

COM / Org. - A ASEAN foi criada em 8/8/1967 em Bangkok por: Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura e Tailândia. O Brunei Darussalam se uniu em 1984; o Vietnã, em 1995; Laos e Mianmar, en 1997, e o Camboja, en 1999. Sua população é de 500 milhões de habitantes, sobre uma área total de 4,5 milhões de Km2. Seu PIB é de US$737 billhões e seu comércio total, de US$ 720 bilhões. Os objetivos da ASEAN são: acelerar ou crescimento econômico de seus membros, o progresso social e o desenvolvimento cultural, através de empreendimentos conjuntos dentro dos princípios de igualdade e cooperação, bem como promover a paz regional e a estabilidade jurídica. Website: http://www.aseansec.org/

Es: Asociación de Países del Sudeste Asiático.

En: Association of Southeast Asian Nations.
ASSOCIAÇÃO DE TRANSPORTE AÉREO INTERNACIONAL (IATA)

EXT / Aero. - Associação de companhias de transporte aéreo, constituída em Havana, Cuba, em 1945, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de um transporte aéreo regular e econômico, em benefício de todos os povos; regulamentar o funcionamento da atividade, incluindo as pautas tarifárias e favorecer o comércio aéreo e a colaboração entre as companhias aéreas. Website: http://www.iata.org

Es: Asociación de Transporte Aéreo Internacional (IATA).

En: Internacional Air Transport Association (IATA).
ASOCIAÇÃO EUROPÉIA DE LIVRE COMÉRCIO (AELC)

COM / Org. - União Aduaneira integrada pela Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suiça. Website: http://www.efta.int/

Es: Asociación Europea de Libre Comercio (EFTA).

En: European Free Trade Association (EFTA).

ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE COORDENAÇÃO DE MANEJO E TRANSPORTE DE CARGA (ICHCA)

EXT / Manip. -- Entidade não-governamental criada em 1952 con sede en Londres, promove a manipulação e o transporte seguro, eficiente e econômico das mercadorias, qualquer que seja o modal de transporte utilizado. Website: http://www.ichcainternational.co-uk

Es: Associación Internacional de Coordinación de Manipuleo y Transporte de Carga (ICHCA).

En: International Cargo Handling Coordination Association (ICHCA).
ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE ARMADORES (ALAMAR)

EXT / Aquav. - A ALAMAR foi criada em 1963 em Viña do Mar, por iniciativa dos armadores chilenos, os quais detêm sua Secretaria Pro-Tempore desde 1994. Esta instância está representada na Associação Latino-americana de Integração (ALADI), na Organização Marítima Internacional (OMI) e outros organismos internacionais de interesse para a indústria marítima.

Es: Asociación Latinoamericana de Armadores.

En: Latin American Shipowners Association.
ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE ESTRADAS DE FERRO (ALAF)

EXT / Ferro. - A ALAF foi fundada em 1964 e é reconhecida pela ONU como organização não-governamental (ONG). Constituída pela maioria das empresas ferroviárias da América Latina, representa essa região no Conselho Mundial da União Internacional de Estradas de Ferro (UIC). Com sede em Buenos Aires, Argentina, a ALAF tem como premissa incentivar um transporte ferroviário seguro, eficiente e econômico, fomentando e fortalecendo os eixos de integração latino-americanos. Website: http://www.alaf.int.ar

Es: Associación Latinoamericana de Ferrocarriles (ALAF).

En: Latinamerican Railroad Association.
ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE INTEGRAÇÃO (ALADI)

COM / Org. - É o maior grupo latino-americano de integração, composto por doze países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, representando em conjunto 20 milhões de quilômetros quadrados e mais de 430 milhões de habitantes. O Tratado de Montevidéu de 1980 (TM80), marco jurídico global constitutivo e regulador da ALADI, foi firmado em 12 de agosto de 1980, estabelecendo os seguintes princípios gerais: pluralismo em matéria política e econômica; convergência progressiva de ações parciais para a formação de um mercado comum latino-americano; flexibilidade; tratamentos diferenciados com base no nível de desenvolvimento dos países membros, e multiplicidade nas formas de concertação de instrumentos comerciais. Ao seu amparo, por expressa atribuição concedida a seus órgãos, os países membros podem aprovar acordos das mais diversas naturezas.

A ALADI propricia a criação de uma área de preferências econômicas na região, com o objetivo final de atingir um mercado comum latino-americano, mediante três mecanismos: uma preferência tarifária regional, acordos de alcance regional e acordos de alcance parcial entre os países membros. Estes mecanismos abrangem matérias diversas previstas a título expresso, como: desagravo tarifário e promoção do comércio; complementação econômica; comércio agropecuário; cooperação financeira, tributária, aduaneira, sanitária; preservação do meio ambiente; cooperação científica e tecnológica; promoção do turismo, e normas técnicas e materias não previstas expressamente, tais como transporte, energia e telecomunicações. Website: http://www.aladi.org



Es: Asociación Latinoamericana de Integración (ALADI).

En: Latin American Integration Association (LAIA).
ASSOCIAÇÃO LATINOAMERICANA DE LOGÍSTICA (A.L.L.)

LOG / Log. - A Associação Latinoamericana de Logística (A.L.L.), cuja secretaria executiva tem sede na ALADI, em Montevidéu, Uruguai, é uma entidade aberta, sem fins lucrativos, que busca, entre outros objetivos: Promover o intercâmbio de conhecimentos entre suas entidades associadas e formar grupos de estudo e análise para o tratamento de temas específicos de logística; divulgar a logística por diferentes meios e proporcionar capacitação nas disciplinas vinculadas à logística; interagir com organismos governamentais, visando facilitar a difusão e o desenvolvimento da logística na região; apoiar o processo de formação de Associações Logísticas em outros países da América Latina que não contam com entidades dessa natureza e procurar os recursos necessários para o desenvolvimento e crescimento permanente da Associação. Website: http://www.all-enlinea.org

Es: Asociación Latinoamericana de Logística.

En: Latinamerican Logistic Association.
ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE TRANSPORTE AÉREO (ALTA)

EXT / Aero. - Entidad de direito privado sem fins lucrativos integrada por companhias aéreas latino-americanas, cujo objetivo é coordenar as ações entre estas para facilitar o desenvolvimento do transporte aéreo na América Latina e estreitar os canais de colaboração e comunicação existentes para beneficio mútuo, da indústria e de seus usuários. Seus órgãos são: a Assembléia Geral e o Comitê Executivo. Website: http://www.alta.org/

Es: Asociación Latinoamericana de Transporte Aéreo.

En:: Latinamerican Air Transport Association.
ATA (En)

  1. COM/ Org. – Sigla de: “Air Transport Association of América. Ver: ASOCIAÇÃO AMERICANA DE TRANSPORTE AÉREO

  2. COM / Aduana. - ATA é a combinação do inglês e do francês: “Admission Temporaire / Temporary Admission”. Ver: CARNÊ ATA.


A.T.C. (En)

EXT / Aero. - Abreviatura de: “Air traffic control”. Ver: CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO.
ATIT

EXT / Rodo / Ferro.— Abreviatura de: Acordo de Transporte Internacional Terrestre dos Países do Cone Sul” (Ver).
ATIVIDADES LOGÍSTICAS

LOG / Log. - São aquelas atividades que intervêm na gestão de materiais através da cadeia de suprimento. Na área de Compras seriam: a relação com fornecedores e o cumprimento de ordens de clientes internos; na Armazenagem: o cuidado e a gestão de estoques, o cumprimento de ordens internas e externas, o picking e o acondicionamento da mercadoria para o cliente; na Produção: o planejamento a longo, médio e curto prazo; o cumprimento de ordens do cliente e a gestão de operações; na Preparação da Carga: a embalagem, a unitização, a marcação e a etiquetagem, a consolidação, o fracionamento e acondicionamento da carga; e na área de Movimentação de Carga: o transporte, os terminais e a manipulação.

Es: Actividades logísticas.

En: Logistic activities.
ATIVIDADES SECUNDÁRIAS DE PRODUÇÃO

INT / Prepcar. - Operações sobre os produtos básicos com o objetivo de adaptá-los aos requisitos de mercados e clientes. Geralmente se trata de operações de empacotamento (packaging), re-embalagem, etiquetagem, montagem final e controle de qualidade.

Es: Actividades secondarias de producción.

En: Secondary production activities.
ATIVO

INT / Estrut. – O ativo representa os bens e direitos da empresa. De acordo com sua facilidade de se converterem em dinheiro, os ativos são classificados em correntes ou circulantes, ativos fixos e outros ativos. O ativo mais ou passivo e ou capital são os componentes do Balanço.

Es: Activo.

En: Asset.

ATIVO CIRCULANTE

INT / Estrut. - Agrupa as contas que podem converter-se facilmente em dinheiro e alienar-se dentro do giro ordinário dos negócios de uma pessoa física ou jurídica. Ex.: Caixa e bancos, contas a receber, inventários, etc., as quais têm a ver com o giro ordinário dos negócios da empresa. Sin. Capital circulante, corrente ou móvel.

Es: Activo circulante.

En: Current asset.
ATIVO FIXO

INT / Estrut. - Inclui propriedades, bens materiais ou direitos que, no curso normal dos negócios, não estão destinados à venda, mas representam ou investimento de capital ou patrimônio de uma entidade, para ser usado de modo permanente ou semi-permanente na produção de artigos para venda ou prestação de serviços à própria entidade, à sua clientela ou ao público em geral (Exemplos: maquinário e instalações de empresas industriais ou de serviços; móveis e equipamentos de lojas; custo de concessões e direitos; ações, títulos e valores emitidos por empresas filiadas. Ordenados de acordo com sua durabilidade.) Sin. capital fixo.

Es: Activo fijo.

En: Fixed asset.
ATIVO INTANGÍVEL

INT / Estrut. - Ativo que não tem uma existência tangível, como os gastos de constituição de uma empresa, sua imagem, marcas e patentes, etc.

Es: Activo intangible.

En: Intangible asset.
ATIVO MONETÁRIO

INT / Estrut. - Ativo que possui um valor definido em unidades monetárias. As contas em dinheiro e as contas a receber são consideradas ativos monetários; enquanto os inventários, planta e equipamentos são ativos físicos. São as coisas, bens ou direitos, que mantêm o mesmo valor por não ter ajustes pactuados, nem adquirir maior valor nominal por efeito de desvalorização da moeda.

Es: Activo monetario.

En: Monetary asset.
ATIVO TECNOLÓGICO

INT / Estrut. - São as patentes, licenças, máquinas, equipamentos e instrumentos da empresa.

Es: Activo tecnológico.

En: Technological asset.
ATIVO TOTAL BRUTO

INT / Estrut. - Ativo total sem descontar as depreciações nem as provisões de inventários e devedores.

Es: Activo total bruto.

En: Total gross asset.
ATMOSFERA CONTROLADA

EXT / Prepcar. - Sistema pelo qual a atmosfera de gás normal de um vasilhame, embalagem ou contêiner é adicionada de um ou vários gases específicos, com o propósito de aumentar a vida útil e tempo de armazenagem do produto.

Es: Atmosfera controlada.

En: Controlled atmosphere.
A.T.O. (En)

INT / Prod. - Abreviatura de: “Assembly to order”.

Es: Fabricado sólo por encomienda.

Pt: Fabricado somente sob encomenda.
A.T.P.

EXT / Rodo. - Abreviatura de: “Acordo Internacional sobre Transporte Internacional de Mercadorias Perecíveis e Veículos Especiais” (Ver).
ATRACAR

EXT / Aquav. - Ato de um barco encostar-se em outro, em um cais, ou em uma bóia para ser amarrado, embarcar ou desembarcar pessoas ou coisas.

Es: Arrimar

En: To berth; to come alongside
ATUÁRIO

COM / Prof. - Profissional de ciências econômicas, qualificado na definição, avaliação, administração e prevenção de riscos contingentes nas áreas de Seguros, Finanças, Estatística, Demografia, Econometria e Sistemas.



Es: Actuario.

En: Actuary.
AUDITOR-LÍDER DA QUALIDADE

COM / Prof. - Auditor designado como responsável pelo planejamento, programação, direção, execução e controle de uma auditoria de qualidade.

Es: Auditor-líder de la calidad.

En: Quality lead auditor.
AUDITORIA DE QUALIDADE

COM / Prof. - Auditoria de todo o sistema de qualidade de uma organização ou parte dela, que é realizada pela própria organização (auditoria interna) ou por outra contratada para tal tarefa (auditoria externa). Consiste em uma avaliação planejada, programada e documentada, executada por pessoal independente do pessoal da área auditada, para determinar, mediante investigação e avaliação de evidência objetiva, o ambiente, a adequação e observância de normas, especificações, procedimentos, instruções, códigos, atividades ou programas administrativos ou operacionais e outros documentos aplicáveis, bem como a eficácia da implementação dos mesmos e os resultados que estão sendo obtidos.

Es: Auditoría de calidad.

En: Quality audit.
AUTENTICAÇÃO

COM / DirCom. – Prova, por meio de uma assinatura, carimbo ou outro procedimento, de que um determinado documento ou determinados dados são indiscutivelmente de determinada origem ou são genuínos.

Es: Autenticación.

En: Authentication.
AUTO-CONTROLE

INT / Admin. - Parte do controle de um processo realizado por um ou mais operadores.

Es: Autocontrol.

En: Self-control.

AUTO-ESTRADA

EXT / Rodo. - Rodovia de alta especificidade habilitada para a circulação em alta velocidade, com calçadas separadas fisicamente por sentidos contrários e sem cruzamentos de nível, acessos sólidos e retornos em pontos especiais.

Es: Autopista.

En: Motorway, highway.
AUTO-ESTRADA DA INFORMAÇÃO

COM / Teletics. - Rede de telecomunicações que põe ao alcance dos cidadãos grandes quantidades de información.

Es: Autopista de la informaçao.

En: Information highway
AUTO-ESTRADA MARÍTIMA

EXT / Aquav. - Conceito cunhado na União Européia para identificar relações de transporte marítimo intraeuropeu de alta qualidade, com serviços de transporte regulares e rápidos para curtas distâncias, englobando as adequadas dotações e serviços em terra, destinados a promover o modal marítimo como alternativa eficiente e ambientalmente mais favorável, principalmente com relação ao transporte pelas redes de rodovias saturadas, ou para conectar países isolados por barreiras naturais. Sin: Auto-estrada de Mar.

Es: Autopista marítima.

En: Short Sea Shipping (SSS); Sea Motorway; Maritime Highway.
AUTO-INSPEÇÃO

INT / Admin. - Filosofia ou procedimento pelo qual um operador (ou funcionario) tem autonomia para decidir se o produto produzido ou serviço prestado está ou não em conformidade com a meta de qualidade previamente estabelecida, ou com as normas de trabalho especificadas.

Es: Autoinspección.

En: Self-inspection.
AUTOMAÇÃO

INT / Estrut. - Substituição do esforço humano físico e mental aplicado a um processo ou dispositivo, por elementos que automatizen tal esforço, pertencentes à robótica, a tecnologias de informação, etc.

Es: Automatización.

En: Automation.
AUTOMOTOR

EXT / Movim. - Um ou mais veículos auto-propulsados.

Es: Automotor.

En: Self propelled vehicle.
AUTORIDADE ALFANDEGÁRIA

COM / Aduana. - Unidade administrativa dependente do Estado, que em virtude da lei e no exercício de suas funções, tem a faculdade de exigir ou controlar o cumprimento das normas aduaneiras.

Es: Autoridad Aduanera.

En: Customs Authority.
AUTORIDADE AEROPORTUÁRIA

EXT / Aero. - Autoridade designada pelo Diretor Geral de Aeronáutica Civil, responsável pela administração de um aeródromo.

Es: Autoridad aeroportuaria.

En: Airport Authority.


AUTORIDADE PORTUÁRIA

EXT / Aquav. - Unidade administrativa governamental ou particular que facilita a utilização de cais, diques e outras instalações em terminais portuários.

Es: Autoridad portuaria.

En: Port authority.
AUTORIZAÇÃO DE ADMISSÃO

COM / Aduana. - Ato pelo qual o funcionário da alfandega encontra conformidade na diligência de inspeção física ou documental e autoriza a admissão da mercadoria.

Es: Autorización de admisión.

En: Admission authorization.
AUTORIZAÇÃO DE EMBARQUE

EXT / Aduana. - Ato pelo qual a autoridade alfandegária permite a exportação de mercadorias que nmendegl d1tendo l intraeuropeoforam submetidas a esse regime.

Es: Autorización de embarque.

En: Shipment authorization.
AUTO-SEGURO

COM / Seg. - Situação na qual uma pessoa suporta, com seu patrimônio, as conseqüências econômicas derivadas de seus próprios riscos. Ela se constitui como sua própria seguradora.

Es: Autoseguro.

En: Self insurance.
AUTOTANQUE

EXT / Rodo. - Caminhão com unidade de carga em forma de cisterna, seja ela incorporada ao cavalo mecânico em semi-reboque ou reboque, destinada ao transporte de líquidos, gases liquefeitos ou sólidos em suspensão.

Es: Autotanque.

En: Autotank.
AUTOUTRANSPORTE

EXT / Movim. - Veículo considerado como mercadoria, o qual, por suas caraterísticas excepcionais, não pode ser transportado em uma unidade de transporte habilitada e, portanto, se desloca por seus próprios meios.

Es: Autoutransporte.

En: Auto transport.
AUTOTRANSPORTE DE CARGA

EXT / Movim. - Translado de mercadorias em veículos automotores e de arrasto que têm peso, dimensões e capacidade estabelecidos na legislação sobre a matéria. Sin.: Transporte de carga.

Es: Auto transporte de carga.

En: Cargo Auto transport.
AUXILIAR DE FATURAMENTO

INT / Admin. - Na empresa, pessoa que prepara e controla a precisão do conteúdo das faturas, conhecimentos de embarques e/ou recibos.

Es: Auxiliar de facturación.

En: Invoicing Auxiliar.
A/V (En)

COM / Seg. - Abreviatura de: “Average”. Ver: AVARIA.

AVALIAÇÃO

1. COM / EcoCom. - Estimativa que se faz do valor ou preço de um bem. Comercialmente, consiste na determinação do valor das mercadorias, obtida mediante pesquisa e análise estatística do mercado do tipo de bem que se trate.

2. INT / Armaz. - No armazém, processo pelo qual se determina ou valor do estoque, com a utilização de diversos critérios: preço de compra, preço de reposição, etc.



Es: Avaluo.

En: Valuation.
AVALISTA

COM / Financ. - Pessoa física ou jurídica que, por meio da assinatura de um documento de crédito, responde pelo pagamento do mesmo, caso a pessoa comprometida para tal não o faça.

Es: Avalizante.

En: Guarantor.
AVARIA

COM / Seg. - Danos e prejuízos derivados do comércio e do transporte marítimo. Existem dois tipos de avarias: comum ou grossa e avaria simples ou particular.

Es: Avería.

En: Average.

Avaria comum ou grossa: Gasto extraordinário efetuado intencionalmente, com o propósito de preservar de um perigo maior as propriedades comprometidas em uma aventura náutica comum. Estes gastos são suportados pelas partes interessadas (armador e donos da carga) e se distribuem da forma determinada pelas chamadas Regras de York e Amberes de 1974 e 1990.

Es: Avería gruesa.

En: Gross average.

Avaria simples ou particular: Danos sofridos por um navio ou pela mercadoria transportada, como conseqüência de um fato fortuito ou imprevisto. Seus efeitos econômicos afetam o proprietario, o beneficiário, as terceiras partes da parte acidentada ou sua seguradora.

Es: Avería particular.



En: Simple average.
AVIÃO

EXT / Aero. - Veículo capaz de deslocar-se com autonomia no espaço aéreo. O avião comercial é classificado de acordo com seu uso (de carga, passageiros e misto), de acordo com o número e tipo de sua unidade motriz (turbina, turbo-propulsão e pistão) e de acordo com sua autonomia de vôo (curta, média e longa). Sin. Aeronave.

Es: Avión.

En Aircraft.
AVISO ANTECIPADO DE EMBARQUE

EXT / Aquav. - Informação detalhada disponível para o consignatário via fax ou correio eletrônico antes da chegada do embarque, sobre conteúdos e natureza deste.

Es: Aviso de embarque anticipado.

En: Advanced Shipment Notification (ASN).
AVISO AOS NAVEGANTES

EXT /Aquav. - Aviso dado pelos órgãos responsáveis pela hidrografia nacional para informar permanentemente aos navegantes sobre qualquer modificação da infra-estrutura portuária e de navegação, das mudanças climáticas, problemas nos canais de navegação (bancos de areia, balizamento, dragagem), naufrágios, etc. O Serviço mundial de Avisos à Navegação (WWNWS), foi criado pela Organização Hidrográfica Internacional (OHI) e pela Organização Marítima Internacional (OMI) para a promulgação coordenada de avisos náuticos costeiros e internacionais. Esse Serviço dividiu os oceanos mundiais - excluindo os mares polares - em 16 “NAVÁREAS”. Foram definidos 3 níveis de avisos: aviso NAVÁREA, aviso costeiro e aviso local.

Es: Aviso a los navegantes.

En: Notice to mariners.
AVISO DE ACESSO À ZONA

COM / Aduana. - Documento escrito ou aplicativo de informática, mediante o qual o responsável pela zona primária (Porto, Aeroporto, etc.) ou o transportador, informa à autoridade alfandegária sobre a entrada da mercadoria em trâmite de exportação.

Es: Aviso de ingreso a zona.

En: Area access notice.
AVISO DE ACESSO / RECUSA

INT / Abast. - Mensagem enviada aos fornecedores, notificando-lhes que um embarque foi aceito ou recusado e será retido ou posto à disposiçãoo. Contém informação pertinente do envio e, se recusado, a causa para tal.

Es: Aviso de acceso / rechazo.

En: Notice of acceptance / rejection.
AVISO DE CANCELAMENTO

INT / Abast. - Mecanismo pelo qual se notifica o fornecedor que a ordem e entrega foram canceladas.

Es: Aviso de Cancelación.

En: Cancellation notice / Notice of cancellation.
AVISO DE CHEGADA

EXT / Movim. - Comunicação do transportador ao receptor, pela qual se informa que uma mercadoria chegou e está à sua disposição para ser retirada ou para notificar sua entrega.

Es: Aviso de llegada.

En: Arrival notice.
AVISO DE CONFORMIDADE

COM / Com. - Documento emitido por empresas "verificadoras", contratadas pelos Governos para fiscalizar seu comércio exterior, as quais outorgam seu visto no momento da importação ou exportação de mercadorias, tendo verificado o preço, a quantidade e a qualidade dos produtos.

Es: Aviso de Conformidad.

En: Conformity notice.
AVISO DE EMBARQUE

EXT / Aquav. - Nota proporcionada pelol embarcador a um agente de carga (expedidor), que contém as instruções detalhadas do embarque.

Es: Aviso de embarque.

En: Shipment notice (advice).
AVISO DE ENTREGA

EXT / Movim. - Nota que acompanha a mercadoria que enviada ao comprador para que este a assine e/ou carimbe, cientificando a recepção da mesma. Sin. . Aviso de recebimento

Es: Aviso de entrega, remito.

En: Delivery advice (notice).
AVISO DE ENVIO

EXT / Movim. - Nota que proporciona a informação referente ao estado dos envios que saem do armazém.

Es: Aviso de envío.

En: Forwarding notice.

AVISO DE REMESSA

EXT / Movim. - Impresso que acompaha uma fatura e apresenta dados essenciais (valor total, data, origem).

Es: Aviso de entrega.

En: Delivery notice.
AVISO DE RENOVAÇÃO

COM / Seg. - Notificação que a seguradora envia a seus clientes com antecedência, para lembrá-los do pagamento do prêmio ou a renovação tácita do contrato de seguro.

Es: Aviso de renovacion.

En: Renewal notice.
AVISO DE SINISTRO

COM / Seg. - Documento pelo qual o segurado ou seu agente comunicam à seguradora a ocorrência de um acidente, cujas caraterísticas coincidem com as previstas na apólice.

Es: Aviso de siniestro.

En: Damage (loss, casualty) notice.

1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   30


La base de datos está protegida por derechos de autor ©espanito.com 2016
enviar mensaje