Página principal

Aladi/sec/Estudo 180. 1 21 de diciembre de 2007


Descargar 1.99 Mb.
Página3/30
Fecha de conversión18.07.2016
Tamaño1.99 Mb.
1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   30

ADMISSÃO TEMPORÁRIA PARA APERFEIÇOAMENTO ATIVO

COM / Aduana. - Regime aduaneiro que permite a entrada, no recinto alfandegário, com suspensão do pagamento de impostos de importação e da aplicação de restrições de caráter econômico, de mercadorias, para operações de aperfeiçoamento para posterior re-exportação na forma de produtos resultantes.

Es: Admisión temporaria para perfeccionamiento activo.

En: Temporary admission of goods for active improvement.
ADMISSÃO TEMPORÁRIA PARA APERFEIÇOAMENTO PASSIVO

COM / Aduana. - Regime aduaneiro que permite a saída, do recinto aduaneiro, por tempo determinado, com suspensão do pagamento de impostos de importação e da aplicação de restrições de caráter econômico, de mercadorias comunitárias destinadas a serem aperfeiçoadas para posterior re-importação na forma de produtos resultantes, sujeitos à aplicação dos impostos alfandegários que lhes são próprios, sobre o valor agregado.

Es: Admisión temporaria para perfeccionamiento pasivo.

En: Temporary admission of goods for passive improvement.
A.D.R. (Fr)

COM / DirCom. - Sigla de: “Accord Européen sur le Transport des Marchandises Dangereuses par Route”. Ver: ACORDO EUROPEU SOBRE O TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PRODUTOS PERIGOSOS.
ADRIÇAR

EXT / Aquav. - Endireitar, colocar em posição alinhada algum objeto ou o barco, quando está tombado ou escorado. Resistir à escora produzida pelo vento das velas, usando o peso da tripulação; o lastro, se o barco dispõe do mesmo, e a correta colocação das velas em conjunção com o bom uso do timão.

Es: Adrizar.

En: To right.
Ad-v

COM / Aduana. - Abreviatura de: “Ad Valorem”. Ver: AD VALOREM.
AD VALOREM

COM / Aduana. - Critério que afeta a tarifação alfandegária das mercadorias, e cuja aplicação se faz tomando por base impositiva o valor aduaneiro ou valor CIF das mesmas.

Es: Ad Valorem.

En: Ad Valorem.
ADVANCED FREIGHT (En)

EXT / Movim. - Ver: FRETE COM PAGAMENTO ADIANTADO.
A.E.C.

COM / DirCom. - Abreviatura de: “Arancel Externo Común”. Ver: TARIFA EXTERNA COMUM.

A.E.L.C.

COM / Org. - Sigla de: “Asociación Europea de Libre Comercio”. Ver: ASOCIAÇÃO EUROPÉIA DE LIVRE COMÉRCIO.
AERÓDROMO

EXT / Aero. - Área definida, de terra ou água, para a decolagem, aterrissagem, aquatizagem ou movimentação de aeronaves, com instalações ou serviços mínimos para garantir uma segura e adequada operação.

Es: Aeródromo.

En: Airdrome
AERÓDROMO ALTERNATIVO

EXT / Aero. - Aeródromo ao qual pode dirigir-se uma aeronave quando for impossível ou não aconselhável dirigir-se ao aeródromo de aterrissagem previsto. Existem os seguintes tipos de aeródromos alternativos: pós-decolagem; alternativo em rota e alternativo de destino. Um mesmo aeródromo pode desempenhar as três funções.

Es: Aeródromo de alternativa.

En: Alternate airdrome
AERONAVE

EXT / Aero. - Ver: AVIÃO

Es: Aeronave.

En: Aircraft.
AERONAVEGABILIDADE

EXT / Aero. - Aptidões técnicas que as aeronaves devem reunir para realizar, de forma segura e satisfatória, os vôos ou manobras para os quais tenham sido autorizadas.

Es: Aeronavegabilidad.

En: Airworthiness.
AEROPORTO

EXT / Aero. - Aeródromo civil de serviço público e administração pública ou privada, que conta com instalações e serviços permanentes, adequados para a recepção e despacho regular de aeronaves, passageiros, carga e correio.

Es: Aeropuerto.

En: Airport.
A.F. (En)

EXT / Movim. - Abreviatura de: “Advanced freight”. Ver: FRETE COM PAGAMENTO ADIANTADO.
AFORO

COM / Aduana. -- Operação de reconhecer as mercadorias, verificar sua natureza e valor, estabelecer seu peso, quantidade ou medida e classificá-las na nomenclatura tarifária, determinando as tarifas e impostos que lhes são aplicáveis.

Es: Aforo.

En: Customs valuation.
A.F.R.M.M.

EXT / Aquav. - Abreviatura de: “Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante”. Ver: ADICIONAL AO FRETE PARA A RENOVAÇÃO DA MARINHA MERCANTE.
A.G. (En)

COM / Seg. - Abreviatura de: “Act of God”. Ver: FORÇA MAIOR.


AGÊNCIA

INT / Estrut. - Cada uma das unidades que representam uma empresa em um território determinado, com um local aberto ao público. Tem hierarquia inferior à de filial porque possui autonomia limitada.

Es: Agencia.

En: Agency.
AGENTE COMERCIAL

COM / Prof. - Pessoa física ou jurídica que trabalha com poder para promover, negociar e concretizar operações mercantis em nome de outros, com efeito jurídico.

Es: Agente Comercial.

En: Commercial Agent.
AGENTE DE SEGUROS

COM / Prof. - Também chamado “corretor de seguros”, é a pessoa física ou jurídica, cuja atividade é autorizada e regulada pelas autoridades nacionais competentes e que consiste em produzir, manter e administrar seguros e prestar assessoria sobre os mesmos. Recebe como remuneração por seus Serviços uma "comissão de corretagem", que é uma quantia fixa ou porcentagem dos prêmios. Os agentes de seguros adquirem sua condição em virtude do contrato de corretagem, sendo que o único requisito para se celebrar o mencionado contrato é estar legalmente habilitado para exercer o comércio.

Es: Agente de seguros.

En: Insurance Agent.
AGENTES DO LLOYD

COM / Prof. - Agentes estabelecidos em todos os países, principalmente nos portos, para atuar en representação do Lloyd em determinados aspectos relativos à contratação dos seguros dessa corporação e para proporcionar informação sobre transporte marítimo. Ver: LLOYD.

Es: Agentes del Lloyd’s.

En: Lloyd’s Agents.
AGENTE MARÍTIMO

COM / Prof. - Auxiliar de comércio exterior que representa o armador ou o fretador do navio no porto e em seu nome toma todas as providências para o despacho documental junto às autoridades locais, contrata os serviços portuários, atende à tripulação e ao navio e se ocupa dos serviços de aprovisionamento. Além disso, negocia, gerencia e paga os fretes e custos relativos às mercadorias, assina os conhecimentos de embarque das mercadorias de exportação e recebe os conhecimentos referentes às mercadorias descarregadas da importação. Essas atividades são realizadas mediante o pagamento de honorários.

Es: Agente marítimo.

En: Shipping agent, Shipbroker.
AGRAVAMENTO DO RISCO

COM / Seg. - Modificação ou alteração posterior à celebração do contrato de seguro pela qual, em se aumentando a possibilidade de ocorrência ou periculosidade de um evento, se agrava um determinado risco. O contratante ou segurado deverão, durante o curso do contrato, comunicar à seguradora todas as circunstâncias que agravem o risco.

Es: Agravación del riesgo.

En: Hazard aggravation.
ÁGUAS DE LASTRO

EXT / Aquav. - Ver: LASTRO

Es: Águas de Lastre.

En: Ballast water.


ÁGUAS INTERIORES

EXT / Aquav. - São as águas situadas no interior da linha de base do mar territorial, de jurisdição federal. Geralmente são mares, golfos, canais ou rios que servem para a navegação de cabotagem.

Es: Águas interiores.

En: Interior waters; inland waterways.
ÁGUAS TERRITORIAIS

EXT / Aquav. - Parte do mar limítrofe à costa de um país sobre a qual, segundo o direito internacional, o Estado tem jurisdição e soberania, podendo regular-lhe o trânsito e explorar seus recursos. O mar territorial é de 12 ou 200 milhas náuticas, de acordo com o país.

Es: Aguas territoriales.

En: Territorial waters.
AGULHA

EXT / Ferro. - Parte móvel do trilho para permitir o desvio do trem. A pessoa encarregada de mover a agulha do aparelho de mudança de via (com uma manivela) é o “guarda-chave” ou “cabineiro” (caso a operação se dê da cabine do trem).

Es: Aguja.

En: Switch tongo.
A.G.V. (En)

INT / Estrut. - Abreviatura de: “Automated guided vehicles”. Ver: VEÍCULOS AUTOMÁTICOS GUIADOS.
AILERÃO

EXT / Aero. - Dispositivo existente nas asas do avião, que funciona somente em vôo e com o qual se realizam os giros laterais. Sin: Asa do leme

Es: Alerón

En: Aileron; flap
AIR TRANSPORT ASSOCIATION OF AMERICA (En)

EXT / Aero. - Ver: ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE TRANSPORTE AÉREO

AIRFORWARDERS ASSOCIATION (En)

EXT / Movim. - Ver: ASOCIAÇÃO DE DESPACHANTES AÉREOS

AIRPORTS COUNCIL INTERNATIONAL (ACI) (En)

EXT / Aero. - Ver: CONSELHO INTERNACIONAL DE AEROPORTOS
AIRWAY BILL (AWB) (En)

EXT / Aero. - Ver: CONHECIMENTO AÉREO.
A.I.S. (En)

COM / Teletics. - Abreviatura de: “Automatic Identification Sestems. Ver: SISTEMAS AUTOMÁTICOS DE IDENTIFICAÇÃO.
ALACAT

EX / Prepcar / Movim. - Sigla de: Federação de Associações Nacionais de Agentes de Carga e Operadores Logísticos da América Latina e Caribe (Ver).
ALADI

COM / Org. - Sigla de: Associação Latino-americana de Integração (Ver)


ALAF

EXT / Ferro. - Sigla de: Associação Latino-americana de Estradas de Ferro (Ver)
ALAMAR

EXT / Aquav. - Sigla de: Associação Latino-americana de Armadores (Ver)
ALAS

2. COM / Org. - Sigla de: “Associação Latinoamericana de Supermercados”.

Es: Associação Latino-Americana de Supermercados.

En: Latin American Supermarket Association.
ALCA

COM / Org. - Sigla de: Área de Livre Comércio das Américas (Ver)
ALEATÓRIO

INT / Admin. - Termo normalmente utilizado para enfocar que um determinado processo em consideração é, de alguma forma, provável.

Es: Aleatorio.

En: Random.
ALFÂNDEGA

COM / Aduana. - 1. Serviço administrativo governamental que registra as mercadorias que entram e saem de um recinto alfandegário, aplica a legislação relativa aos distintos regimes e procedimentos aduaneiros e arrecada os direitos tributários que correspondam. 2. Edifício da Alfândega, geralmente localizado em portos, aeroportos e fronteiras terrestres.

Es: Aduana.

En: Customs, custom house.
ALFÂNDEGA DE DESTINO

COM / Aduana. - Aquela onde termina uma operação de trânsito aduaneiro.

Es: Aduana de destino.

En: Customs Office of Destination.
ALFÂNDEGA DE PARTIDA

COM / Aduana. - A alfândega onde se inicia legalmente uma operação de trânsito aduaneiro.

Es: Aduana de partida.

En: Customs Office of Departure.
ALFÂNDEGA DE PASSAGEM

COM / Aduana. - Escritório alfandegário pelo qual circulam mercadorias em trânsito.

Es: Aduana de paso.

En: Customs office en route.
ALFÂNDEGA DE FRONTEIRA

COM / Aduana. - Alfândega de um país, localizada em uma de suas fronteiras, e que intervém no controle das mercadorias que saem ou entram nesse país.

Es: Aduana de paso de frontera.

En: Frontier Customs Office.
ALGORITMO WAGNER-WHITIN

INT / Admin. - Técnica matemática de dimensionamento de lote. Conjunto de regras claramente definidas para a resolução de um determinado problema. A palavra algoritmo deriva do sobrenome Al-Jwarizmi, matemático árabe do século IX.

Es: Algoritmo Wagner-Whitin.

En Wagner-Whitin algorithm
ALIANÇA EMPRESARIAL PARA UM COMÉRCIO SEGURO

COM / Org. - Ver: ORGANIZAÇÃO BASC.
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS COM FORNECEDORES

INT / Abast. - Relação comercial de longo prazo entre um fornecedor e um cliente, pela qual o primeiro trabalha a favor da redução dos custos do segundo, fazendo com que o fornecedor se converta em uma extensão da fábrica, agregando, inclusive, soluções inovadoras na concepção do produto.

Es: Alianzas Estratégicas con Proveedores

En: Comakership
ALIJAR

EXT / Aquav. - 1. Diminuir, aliviar a carga de uma embarcação ou desembarcar toda a carga. 2. Transbordar ou jogar fora gêneros de contrabando. Sin: jogar fora, aliviar.

Es: Alijar

En: Lightening of a ship.
ALÍSCAFO

EXT / Aquav. - (Argentina). Ver: HOVERCRAFT.
A.L.L.

LOG / Log. - Sigla de: “Asociação Latino-americana de Logística” (Ver).
ALOCAÇÃO

1. INT / Armaz. - Classificação de determinados itens solicitados pelo departamento de produção que ainda não tenham sido liberados do depósito para tais fins.

Es: Asignación, afectación.

En: Allocation.

2. INT / Admin. - Procedimento utilizado para distribuir material insuficiente.

Es: Asignación.

En: Rationing.
ALQUEBRAMENTO

EXT / Prepcar. - Deformação de uma folha de papelão, placa de madeira ou objeto de plástico, normalmente en forma de torção. Sin: Entorse

Es: Alabeo.

En: Warping; torsion.
ALTA

EXT / Aero. - Sigla de: “Asociación Latinoamericana de Transporte Aéreo”.

Ver: ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE TRANSPORTE AÉREO.
ALTA DIREÇÃO

INT / Estrut - Conjunto de responsáveis no mais alto nível de hierarquia de uma organização (presidente, diretor-geral, diretores).

Es: Alta dirección.

En: Top management.
ALTO MAR

EXT / Aquav. - Águas que não se encontram sob a soberania de nenhum Estado. Águas internacionais. Compreende para os estados ribeirinhos e para os estados sem litoral: liberdade de navegação; liberdade de sobrevôo; liberdade de instalar cabos e dutos submarinos; liberdade de construir ilhas artificiais e outras instalações permitidas pelo direito internacional; liberdade de pesca; liberdade de pesquisa científica. Essas liberdades podem ser exercidas por qualquer Estado.

Es: Alta mar.

En: High sea.

ALTA PERFORMANCE

EXT / Movim. - Conceito utilizado na União Européia para refletir o critério integrado de qualidade de projetos, funcionalidade e alto nível de serviço das principais infra-estruturas de transporte terrestre, tanto nas redes de ferrovias como de rodovias. A rede de rodovias de alta performance está integrada por autovias ou autoestradas, enquanto que a rede ferroviária de alta performance costuma ser formada por linhas de alta velocidade com via dupla eletrificada, bitola de padrão internacional UIC e, em geral, são capazes de canalizar tráfego misto de passageiros e mercadorias, ainda que haja algumas linhas para tráfego exclusivo de passageiros.

Es: Altas prestaciones.

En: High performances.
ALTITUDE

EXT / Aero. - Distância vertical entre um nível, ponto ou objeto considerado como ponto, e o nível médio do mar (MSL).

Es: Altitud.

En: Altitude.
ALTURA

EXT / Aero. - 1. Distância vertical entre um nível, ponto ou objeto considerado como ponto, e uma referência especificada. 2. Dimensão vertical de um objeto. O termo pode também ser usado em sentido figurado, para expressar uma dimensão que não seja vertical; por exemplo, a altura de uma letra ou número pintado em uma pista.

Es: Altura.

En: Height.
ALVARÁ DE ENTREGA

EXT / Movim. - Ver: AVISO DE ENTREGA
ALVARÁ DE DOCA

EXT / Movim. - Ver: RECIBO DE DOCA
ALVARÁ DE PREPARAÇÃO

EXT / Movim. - Ver: LISTA DE EMPACOTAMENTO
ALVARENGA

EXT/ Aquav. - Ver: BARCAÇA.

Es: Barcaza.

En: Lighter.
ALVARENGAGEM

EXT / Aquav. - Serviço portuário que se realiza com uma lancha desde um cais até o costado das embarcações e vice-versa, e cujo objetivo é transladar passageiros, tripulantes, pilotos, autoridades ou qualquer usuário entre os dois pontos mencionados.

Es: Lanchaje.

En: Lighterage.
AMARRAR

EXT / Aquav. - Atar, dar um nó em um cabo. Posicionar um barco em seu lugar junto ao cais ou atracadouro e fixa-lo com cordas.

Es: Amarrar.

En To moore.
AMORTIZAÇÃO

1. COM / Financ. - Reduções graduais da dívida através do pagamento periódico de parcelas do capital emprestado. Recuperação dos fundos investidos em um ativo de uma empresa. Também pode ser definida como a devolução de uma dívida ou de um capital tomado em empréstimo (principal) mais os juros correspondentes, se existirem.

2. INT / Admin. - Desvalorização periódica dos bens e posses cujo valor diminui com o tempo ou com o uso.

Es: Amortización.

En: Amortization.
ANÁLISE

COM / Aduana. - Exame qualitativo e/ou quantitativo das mercadorias, praticado por um laboratório da alfândega ou outro aceitado por esta, quando assim requeira sua correta classificação tarifária ou sua valoração.

Es: Análisis.

En: Analysis.
ANÁLISE ABC

INT / Admin. - Ver: ABC, Método do
ANÁLISE CRÍTICA

INT / Admin. - Ferramenta utilizada para o estudo e a classificação de um item.

Es: Análisis crítico.

En: Critical analysis.
ANÁLISE DE CUSTO-BENEFÍCIO

INT / Admin. - Procedimento para formular e avaliar programas ou projetos, que consiste na comparação de custos e beneficios recebidos pela organização em seu conjunto, com o propósito de que estes últimos excedam os primeiros. Pode ser de tipo monetario ou social, direto ou indireto e os métodos usados com maior freqüência neste tipo de análise são: taxa de rentabilidade interna, valor líquido e atual e análise custo-eficiência. A diferença essencial entre a análise de custo-benefício e os métodos ordinários de avaliação de investimentos empregados pelas empresas, é a ênfase nos custos e benefícios sociais.

Es: Análisis costo-beneficio.

En: Cost-benefit anaisis.
ANÁLISE DE CUSTO-BENEFÍCIO A LONGO PRAZO

INT / Admin. - Método de valoração que permite a comparação, entre alternativas de investimento em termos atuais, de todos os custos de cada programa ou projeto e relativos a um período de duração convencional. É mais simples que a análise custo-benefício, pois se ocupa só dos custos que incidem no balanço empresarial a longo prazo, mas com resultado análogo ao daquele.

Es: Análisis costo-beneficio de largo plazo.

En: Life cycle cost analysis (LCCA).
ANÁLISE DE CUSTOS DE MERCADO

COM / EcoCom. - Estudo dos diferentes custos operacionais de comercialização, no que se refere a clientes, unidades, mercadorias, territórios ou serviços. Esta análise se baseia na contabilidade de custos.

Es: Análisis de costos de mercado.

En: Marketing Cost Analysis.
ANÁLISE DE CUSTO-EFICIÊNCIA

INT / Admin. - Procedimento para identificar a maneira mais econômica e ágil de se alcançar um objetivo, tratando de se obter ou maior rendimento dos recursos disponíveis.

Es: Análisis costo-eficiencia.

En: Cost-efficiency analysis.
ANÁLISE DE EQUILÍBRIO GERAL

COM / EcoCom. - Método pelo qual se realiza um estudo baseado no equilíbrio simultâneo de todos os mercados.

Es: Análisis de equilibrio general.

En: General balance analysis.
ANÁLISE DE EQUILÍBRIO PARCIAL

COM / EcoCom. - Método que se concentra no efeito das flutuações de um determinado mercado, mantendo-se o resto constante.

Es: Análisis de equilibrio parcial.

En: Partial balance analysis.
ANÁLISE DE PREÇOS

INT / Admin. - Revisão de uma proposta de preço ou licitação de um fornecedor, comparando-a com os preços de outros, sem a pesquisa de todos os elementos incluídos na oferta.

Es: Análisis de Precios.

En: Price Analysis.
ANÁLISE DE RISCOS

1. COM / Seg. - Procedimentos utilizados pelas companhias seguradoras para atingir um adequado equilíbrio de riscos. Resumem-se em: a) Seleção de riscos, ou aceitação daqueles riscos sobre os quais a seguradora presume que não lhe vão originar resultados negativos; b) Ponderação ou classificação de riscos, ou seja, a correta tarifação do risco assumido; c) Previsão de riscos, ou adoção de medidas de prevenção e proteção adequadas; d) Controle de resultados, ou adoção de medidas que se aplicam para a obtenção do necessário equilíbrio técnico (franquias, anulação de apólices, exclusão de coberturas, etc.).

Es: Análisis de riesgos.

En: Risk analysis.

2. INT / Admin. - Estudo dos perigos em uma instalação e seus impactos no meio ambiente.

Es: Análisis de riesgos.

En: Risk analysis.
ANÁLISE DO PROCESSO

INT / Admin. - Decomposição de um processo em partes, propriciando melhor conhecimento sobre o mesmo, por meio da identificação de pontos positivos e negativos.

Es: Análisis del proceso.

En: Process analysis.
ANÁLISE DO PONTO DE EQUILÍBRIO

INT / Admin. - Método para analisar as relações existentes entre o custo fixo, o custo variável e o lucro. Representa o volume de vendas no qual os custos totais são iguais às receitas totais, isto é, o ponto em que o lucro é zero. Sua precisão é menor durante periodos inflacionários, se forem utilizados números de preços correntes.

Es: Análisis del punto de equilibrio.

En: Balance point analysis.
1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   30


La base de datos está protegida por derechos de autor ©espanito.com 2016
enviar mensaje