Página principal

Aladi/sec/Estudo 180. 1 21 de diciembre de 2007


Descargar 1.99 Mb.
Página14/30
Fecha de conversión18.07.2016
Tamaño1.99 Mb.
1   ...   10   11   12   13   14   15   16   17   ...   30

G




g.a. (En)

EXT / Aquav. - Abreviatura de: “General average”.

Es: Avería gruesa.

Es: Avaria grossa.
Gal. (En)

COM / Metrol. - Abreviatura de: “Gallon”.

Es: Galón.

Pt: Galão.
GALILEU, Sistema de Navegação

EXT / Movim. - Sistema global de navegação por satélite desenvolvido pela União Européia (UE), com o objetivo de evitar a dependência dos sistemas GPS e GLONASS, entre outros motivos porque o sistema de defesa americano (GPS), de caráter militar, reserva-se a possibilidade apresentar erros entre 15 e 100 metros na localização e, caso haja algum acidente devido a estes erros não se assume nenhum tipo de responsabilidade. O sistema Galileu iria estar disponível em 2008, mas foi anunciado que sofrerá um atraso de 2 anos em relação à data prevista e iniciará o funcionamento em 2010. Por outro lado, em abril de 2004 entrou em funcionamento o "sistema EGNOS"', um sistema de apoio ao GPS para melhorar a precisão das localizações. Em outras regiões do mundo há outros sistemas similares compatíveis com o EGNOS: o WAAS, dos Estados Unidos, o MSAS, do Japão e o GAGAN, da Índia. Conseguiu-se que o Galileu opere também com o sinal emitido pelo sistema GPS.

Sem tradução.
GANCHO

EXT / Manip. - Instrumento metálico, curvo e comumente pontiagudo em um ou ambos extremos, que serve para prender, agarrar ou pendurar uma unidade de carga.

Es: Gancho.

En: Hook.
GARANTIA ADUANEIRA

COM / Aduana. - Obrigação contraída por determinação da autoridade alfandegária, com o objetivo de assegurar o pagamento de impostos, taxas e demais tributos eventualmente exigíveis, aplicados à importação e exportação, e tributos internos aos quais estejam sujeitas as mercadorias, bem como o cumprimento de outras obrigações contraídas em conjunto a primeira. A garantia denomina-se “global” quando assegura a execução das obrigações resultantes de várias operações.

Es: Garantía aduanera.

En: Customs guarantee.
GARANTIA ECONÔMICA

COM / Financ. - Documento emitido por uma institução bancária, financeira, de seguro ou outra de natureza similar ou equivalente, que assegure, por determinação da autoridade alfandegária, o pagamento dos impostos, taxas e demais tributos internos aos quais estejam sujeitas as mercadorias, bem como o cumprimento de outras obrigações contraídas em conjunto a primeira.

Es: Garantía económica.

En: Economical guarantee.


GARANTIA DE INDENIZAÇÃO

COM / Seg. - Documento que garante, ao agente ou expedidor, a indenização de qualquer risco ou reclamação originados pelo uso indevido de um B/L.

Es: Garantía de indemnización.

En: Allowance guarantee.
GARANTIA DE QUALIDADE DO FORNECEDOR

INT / Abast. - Declaração que afirma que um produto ou serviço oferecido por um fornecedor vai satisfazer as necessidades de seu cliente. Esta declaração se materializa com uma boa relação entre fornecedor e cliente e certifica que o produto ou serviço será idôneo com um mínimo de inspeção e/ou ação corretiva. Entre as atividades necessárias para esta certificação, está a necessidade de se definir o produto e os programas de qualidade; selecionar, avaliar e certificar fornecedores alternativos e cooperar com o fornecedor na execução do contrato.

Es: Aseguramiento de la calidad del proveedor.

En Supplier (provider) quality assurement.
GARGALO

LOG / Log. - Instalação, função, departamento ou recurso cuja capacidade é inferior ou igual à demanda e que, por tanto, cria entraves à produção.

Es: Cuello de botella.

En: Bottleneck.
GARGANTA

EXT / Aquav. - O lugar mais estreito de um canal ou da entrada de um porto.

Es: Garganta.

En: Narrow pass. Gorge.
GARRAFÃO

EXT / Prepcar. - Contêiner geralmente elaborado de vidro globular, metal, cerâmica ou plástico, utilizado como embalagem para transporte e que deve ser protegido com um envoltório exterior de madeira, vime, palha ou outros materiais de amortecimento. Sin.: Bujão. Botijão.

Es: Garrafa.

En: Carafe.
GASES DE EFEITO ESTUFA

AMB / Prejud. - Gases cuja presença na atmosfera retém parte da energia que o solo emite, devido a seu aquecimento pela radiação solar. São eles: o vapor d’água (H2O); o Dióxido de Carbono (CO2); o Metano (CH4); os Óxidos de Nitrogênio (NOx); o Ozônio (O3) e os Clorofluorocarbonetos (CFC). Embora todos eles (salvo os CFC) sejam naturais - tanto que já existiam na atmosfera antes da aparição do homem, desde a Revolução Industrial - devido principalmente ao uso intensivo dos combustíveis fósseis nas atividades industriais e no transporte, tem-se produzido aumentos significativos nas quantidades de óxidos de nitrogênio e dióxido de carbono lançadas na atmosfera. Isto com o agravante de que outras atividades humanas, como o desmatamento, vêm limitando a capacidade regenerativa da atmosfera para eliminar o dióxido de carbono, principal responsável pelo efeito estufa. Estas mudanças causam um paulatino aumento da temperatura terrestre, a chamada mudança climática ou aquecimento global que, por sua vez, é a origem de outros problemas ambientais, tais como: desertificação e secas, que causam fome; desmatamento, que aumenta ainda mais a mudança; as inundações; a diminuição das calotas polares, que causa um aumento do nível do mar, submergindo cidades costeiras e causando a destruição de ecossistemas. O Protocolo de Kyoto é uma convenção internacional que tenta limitar globalmente as emissões de gases de efeito estufa. O protocolo surge da preocupação internacional sobre o aquecimento global, que pode aumentar as emissões descontroladas destes gases.

Es: Gases de efecto invernadero (GEI).

En: Greenhouse Effect Gases (GHEG).

GATEWAY (En)

EXT/Movim. - 1. Ponto de intercâmbio modal ou de trânsito no mesmo modal em uma cadeia de transporte. 2. Acesso; entrada.

Sem tradução.
GATT (En)

COM / Org. - Sigla de:” General Agreement on Tariffs and Trade”.

Es: Acuerdo General sobre Aranceles y Comercio.

Pt: Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio.
G.D.P. (En)

COM / EcoCom. - Abreviatura de: “Gross Domestic Product.

Es: Producto Interno Bruto (P.I.B.)

Pt: Produto Interno Bruto (P.I.B.).
g.d.s. (En)

COM / EcoCom. - Abreviatura de: “Goods”.

Es: Mercaderías (en general).

Pt: Mercadorias.
G.E.E.

AMB / Prejud. - Abreviatura de “Gases de Efeito Estufa” (Ver).

Es: Gases de efecto invernadero (GEI).

En: Greenhouse Effect Gases (GHEG).
GERENTE LOGÌSTICO

LOG / Log. - Pessoa física ou jurídica que exerce competências no âmbito logístico, produtivo e comercial, fazendo disso o exercício habitual de sua profissão. Ocupa-se da gestão e da otimização dos fluxos físicos e informativos de entrada e saída de uma empresa e desenvolve toda a atividade de coordenação, que inclui funções diretivas, organizativas, financeiras e de administração.

Es: Gerente logístico.

En: Logistics manager.
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL

INT / Admin. - Realização de ações com vistas à obtenção da Qualidade Total, ou seja, os melhores padrões possíveis de rendimento, envolvendo os setores produtivos, comerciais e de serviços, bem como seus fornecedores.

Es: Gestión de la calidad total.

En: Total quality management.
GESTÃO DE COMPRAS.

INT / Abast. - Realização de ações com vistas ao alcance de bons resultados em um negócio de compras.

Es: Gestión de compras.

En: Purchase management.

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO

LOG / Log. - Processo gerencial lançado nos anos noventa, por gerar importantes reduções de custos, permitindo melhorar a competitividade e aumentar os ganhos. A gerência da cadeia de suprimento funciona ao redor da integração eficiente de fornecedores, fabricantes, distribuidores e varejistas e seus objetivos se concentram nas seguintes atividades: manejo do abastecimento e da demanda; origem das matérias-primas e peças; fabricação e montagem; armazenagem e rastreamento do inventário; introdução e acompanhamento do pedido; distribuição através dos canais e entrega ao cliente.

Es: Gestión de la Cadena de Abastecimiento.

En: Supply Chain Management (SCM)
GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA

EXT /Movim. - Realização de ações visando ao alcance de bons resultados em um negócio de distribuição. É a relação logística entre as empresas e seus clientes.

Es: GestIón de la distribución física.

En: Physical distribution management.
GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

INT / Admin. - Gestão empresarial que reúne o marketing de Bancos de Datos (vontade de analisar) e o marketing de serviços (vontade de agradar, superando as expectativas do cliente), o que ajuda a conhecer as necessidades e o comportamento dos clientes, com a finalidade de melhorar a relação com estes, podendo antecipar estratégias de mercado.

Es: Gestión de las Relaciones con el Cliente.

En: Customer Relationship Management (C.R.M.)
GESTÃO DE MATERIAIS

INT / Abast. - Realização de ações com vistas ao alcance de bons resultados em um negócio de provisão de materiais. É a relação logística entre uma empresa e seus fornecedores.

Es: Gestión de materiales.

En: Materials management.
GESTÃO DE PROJETO

INT / Admin. - Conjunto complexo de metodologias e técnicas utilizadas no planejamento e controle de um projeto.

Es: Gestión de proyecto.

En: Project management
GLOBAL SOURCING (En)

INT / Abast. - Estratégia de aquisição de materiais de fornecedores, independentemente de sua posição geográfica no mundo. Isto implica um processo que compreende a análise comparativa em nível internacional, da competitividade no aprovisionamento, e a implementação do abastecimento de produtos com base na análise anterior, incluindo a logística de transporte.

Es: Abastecimiento global.

Pt: Abastecimento global.
GLOBALIZAÇÃO

COM / EcoCom. - Processo generalizado de relacionamento econômico e vinculação comercial, gerado por certa eliminação de barreiras técnicas e políticas ao comércio internacional, pela integração dos mercados financeiros e pela reorganização espacial da produção.

Es: Globalización.

En: Globalization.
GLOCALIZAÇÃO

COM / EcoCom. - Expressão composta pelas palavras “global” e “local” e que faz referência ao processo de internacionalização e regionalização simultâneas da economia, caraterizado por uma crescente terceirização, uma acentuada descentralização e inter-relação e uma consistente privatização das atividades econômicas.

Sem tradução.
G.L.P.

INT / Prod. - Abreviatura de: “Gás Liquefeito de Petróleo”.

Es: Gas de Petróleo Licuado (GPL)

En: Petroleum Gas Hydrate (PGH).

GMDSS (En)

EXT /Aquav. - Abreviatura de: Global Maritime Distress and Safety System. Ver: SISTEMA MUNDIAL DE SOCORRO E SEGURANÇA MARÍTIMA.
G.N.L.

INT / Prod. - Abreviatura de: “Gás Natural Liquefeito”.

Es: Gas Natural Licuado (GNL)

En: Natural Gas Hydrate (NGH).
G.N.P. (En)

COM / EcoCom. - Abreviatura de: “Gross National Product.

Es: Producto Nacional Bruto (P.N.B.)

Pt: Produto Nacional Bruto (P.N.B.).
GOVERNAR (um navio)

EXT / Aquav. - Dirigir ou guiar um navio por meio do timão, para que siga o rumo desejado.

Es: Gobernar.

En: To steer.
G.P.S. (En)

Com / Teletics. - Abreviatura de: “Global Position System. Ver: SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL.
GRÁFICO DE BARRAS

INT / Admin. - Diagrama de todas as atividades seqüenciais de uma operação no qual cada uma delas (operações) é representada por uma barra do tamanho de sua duração. Conhecido como Gráfico de Gantt.

Es: Gráfico de Barras. Gráfico de Gantt.

En: Bar chart; Gantt chart.
GRÁFICO DE ESPINHA DE PEIXE

INT / Admin. - Diagrama de causa e efeito utilizado na medição da qualidade total. Também conhecido como Diagrama de Ishikawa.

Es: Gráfico de Espina de Pescado.

En: Fish bone chart.
GRAFOS DE TRANSPORTE

EXT / Movim. - Representação gráfica de uma rede de transporte, composta por nós e arcos. Em matemática e em ciências da computação, um grafo é o objeto abstrato básico de estudo da teoria dos grafos. Informalmente, um grafo é concebido e representado como um conjunto de objetos chamados vértices ou nós unidos por conectores chamados arestas. As arestas podem ter direção (grafo dirigido).

Es: Grafos de transporte.

En:Transport graphs.
GRAMATURA

COM / Metrol. – Peso-base ou substância. Indica o peso de um metro quadrado de papel en gramas (g/m2).

Es: Gramaje.

En: Basis weight. Grammage.
GRAMPEADOR

EXT / Prepcar. - Máquina ou dispositivo para aplicar grampos.

Es: Engrapadora.

En: Stapler.
GRAMPO

EXT / Prepcar. - Arame em forma de U, de seção redonda ou plana, utilizado para segurar os componentes de uma embalagem. As caixas de papelão ondulado são fechadas com o uso de grampos.

Es: Grapa.

En: Staple.
GRANEL

EXT / Prepcar. - Ver: CARGA A GRANEL.
GREVE PATRONAL

INT / Admin. - Também conhecido por seu nome em inglês “Lock-out” ("fechar a porta") é o direito que assiste o empregador, durante uma greve, de manter temporariamente fechado o local de trabalho ou unidade de produção, com o objetivo de forçar os trabalhadores a aceitar as condições que trata de impor a estes em uma negociação coletiva. As conseqüências da greve patronal são de que nenhum trabalhador, adepto ou não da greve, possa trabalhar e, portanto, cobrar o salário. Na maioria dos países europeus, esta prática está proibida, exceto em caso de força maior, que resulte na impossibilidade material de garantir a continuidade do trabalho. Sin: Locaute.

Es: Cierre patronal.

En: Lock-out.
G.R.T. (En)

EXT / Aquav. - Abreviatura de: ”Gross Registered Tonnage. Ver: TONELAGEM DE REGISTRO BRUTO.
GRUA

EXT / Manip. - Equipamento mecânico composto de uma lança montada sobre um eixo vertical giratório, com uma ou várias polias, que serve para levantar pesos e levá-los de um ponto a outro dentro do círculo que o braço descreve ou do movimento que o equipamento pode realizar. Sin.: Guindaste. Guincho.

Es: Grúa.

En: Crane.

Grua automotriz

Es: Grúa automotriz.

En: Mobile crane.

Grua de bordo

Es: Grúa de a bordo.

En: Shipcrane of shiptainer.

Grua de molhe

Es: Grúa de escollera.

En: Wharf crane.

Guindaste de cais

Es: Grúa de muelle.

En: Dock crane.

Grua de torre

Es: Grúa de torre.

En: Tower crane.

Guindaste estacionário

Es: Grúa fija

En: Derrick.

Guindaste flutuante

Es: Grúa flotante.

En: Floating crane.

Guindaste giratório

Es: Grúa giratoria.

En: Revolving crane.

Grua hidráulica

Es: Grúa hidráulica.

En: Hydraulic crane.

Guindaste mecânico

Es: Grúa mecánica.

En: Mechanical crane.

Grua de pórtico

Es: Grúa de pórtico.

En: Bridge crane.

Guindaste sobre pneus

Es: Grúa sobre neumáticos.

En: Truck mounted crane.

Guindaste sobre esteiras

Es: Grúa sobre orugas

En: Crawler mounted crane.
GRUA TELESCÓPICA

EXT / Manip. – Equipamento mecânico híbrido com caraterísticas de empilhadeira e de grua telescópica. Levanta os contêineres por meio do acessório Toplift, podendo empilhá-los ou situá-los atrás da primiera fileira e tem capacidade para trabalhar dentro do navio em áreas com altura de teto excepcional.

Es: Manipulador telescópico, grúa telescópica.

En: Telescopic crane. Reach staker crane.
GRUPAGEM

1. EXT / Manip. - Sistema de expedição de diversos pacotes de diferentes consignantes por um despachante a um destino comum. Sin. Consolidação.

Es: Grupaje.

En: Consolidation.

2. EXT / Prepcar. - Ação e efeito de transportar conjuntamente mercadorias de vários remetentes de uma cidade a outra, para serem entregues a vários destinatários. Ver: CONSOLIDAÇÃO.

Es: Agrupamiento.

En: Groupage, consolidation.
gr.wt (En)

COM / Metrol. - Abreviatura de: “Gross weight”.

Es: Peso bruto.

Pt: Peso bruto.
GS1 (En)

COM / Org. - Sigla de: “Global Standards Solutions”. Organização global formada no ano de 2005 pela EAN e UCC, duas empresas que vêm proporcionando padrões de códigos de barras a empresas em todo o mundo. Para tal, utilizavam sistemas compatíveis, embora funcionassem em separado. Agora fundiram-se sob a denominação GS1, com a idéia de oferecer um padrão único e soluções unificadas a nível mundial, formando também uma única organização. As idéias que mobilizam esta nova companhia resumem-se em três conceitos: um mundo, uma linguagem global para os negócios e um nome. A missão que a GS1 se impôs no plano internacional é liderar a implementação e a criação de padrões mundiais para melhorar a cadeia de abastecimento e a demanda.

Sem tradução.
G.S.M. (En)

COM / Teletics. - Abreviatura de: “Global System for Mobile Communication.



Es: Sistema global para comunicaciones móviles.

Pt: Sistema Global para Comunicações Móveis.

G.S.P. (En)

COM / DirCom. - Abreviatura de: “Generalized System of Preferences.

Es: Sistema Generalizado de Preferencias.

Pt: Sistema Generalizado de Preferências.
G.T. (En)

COM / Metrol. - Abreviatura de: “Gross Ton.

Es:Tonelada bruta.

Pt: Tonelada bruta.
GUICHÊ DE RESERVAS

EXT / Movim. - Escritório encarregado de realizar a reserva de lugares para a carga ou passageiros em um veículo de transporte.

Es: Oficina de Reserva de pasajes o lugar para la carga.

En: Bookoffice.
GUILHOTINA

EXT / Prepcar. - Máquina de corte na qual uma lâmina desce verticalmente, utilizada para cortar pilhas altas de papel ou outros materiais em folha.

Es: Guillotina.

En: Guillotine.
GUINCHO

EXT / Prepcar. - Torno de eixo vertical empregado para mover grandes pesos por meio de um cabo que vai sendo enrolado à medida que gira, movido pela potência aplicada em umas barras ou alavancas que se introduzem nas caixas abertas no canto exterior do cilindro ou na parte alta da máquina. Sin. Cabrestante.

Es: Guinche.

En: Winch.


1   ...   10   11   12   13   14   15   16   17   ...   30


La base de datos está protegida por derechos de autor ©espanito.com 2016
enviar mensaje